Defina Implicação: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina implicação? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra implicação, e também o que é implicação.

Imagem representando Implicação

Implicação é um termo que admite vários usos. Pode tratar-se do acto e do efeito de implicar, da relação de consequência de algo, de uma manifestação de desagrado ou falta de simpatia para com algo ou alguém, de uma incompatibilidade ou contradição.

Exemplos: "É importante recordar às crianças a implicação de um pequeno-almoço nutritivo na sua saúde e nas suas actividades quotidianas", "Os delinquentes deveriam ter em conta as implicações das suas acções criminais", "A proliferação de doenças infecciosas é uma implicação das inundações", "É fácil detectar as implicações entre aquilo que é dito pelo candidato e as expressões do principal opositor", "A Maria está sempre a implicar com o irmão".

A nível judicial, uma implicação pode ser uma questão que afecta um juiz que, noutras condições, seria competente para se pronunciar sobre o caso, mas que, por considerar-se que tem um interesse actual no tema, faz-lhe perder a imparcialidade requerida para as suas funções.

O verbo implicar, do latim implic?re, também pode referir-se a enredar, envolver, conter ou levar em si. Por isso se diz que se uma pessoa estiver vinculada a algum assunto, está implicada no mesmo. Neste sentido, pode-se fazer referência à implicação de um homem num roubo caso se tenham detectado certas provas que o incriminam: "O fiscal afirmou que está prestes a provar a implicação do acusado no assalto ao banco", "A polícia suspeita que o empresário está implicado numa operação de lavagem de dinheiro", "É incrível: detiveram-me sem qualquer prova sobre a minha implicação no crime".

Separação silábica de implicação

O termo Implicação possui 10 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • im
  • pli
  • ca
  • ção

Separação silábica da palavra Implicação: Im-pli-ca-ção

Como pronunciar implicação

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Implicação.



Porquinho Mascote do site
Dicionários