Defina Ideologia: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina ideologia? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra ideologia, e também o que é ideologia.

Imagem representando Ideologia

A ideologia é o conjunto de ideias fundamentais que caracteriza o pensamento de uma pessoa, de uma colectividade ou de uma época. Também se trata da doutrina filosófica centrada no estudo da origem das ideias.

A ideologia tende a conservar ou a transformar o sistema social, económico, político ou cultural existente. Conta com duas características principais: trata-se de uma representação da sociedade e apresenta um programa político. Ou seja, reflecte sobre a forma como actua a sociedade no seu conjunto e, com base nisto, elabora um plano de acção para se aproximar e ir ao encontro daquilo que considera como sendo a sociedade ideal.

Em suma, a ideologia trata-se do estudo das ideias. Mas além de estudar, ela é também o agrupamento dessas ideias ou mesmo princípios sociais e filosóficos que caracterizam um grupo de pessoas ou mesmo uma sociedade, por exemplo.

Existem diferentes tipos de ideologias, sendo que elas representam uma enorme influência na economia, sendo, por isso, conhecidas como ideologias socioeconômicas. Dentre as quais podemos citar: a ideologia liberal clássica e a liberal, a ideologia comunista, a capitalista, a fascista, a democrática, a ideologia conversadora, a anarquista, entre outras. Cada uma delas possui características distintas e são adotadas por um país (como no caso da ideologia comunista) ou mesmo por um determinado grupo de pessoas.

A noção de ideologia assemelha-se à da cosmovisão (Weltanschauung), embora esta se refira, para além de a uma cultura inteira, a um indivíduo em particular (o que não é possível pela via da ideologia, já que não existe nenhuma ideologia que pertença a uma única pessoa).

Mas o conceito de ideologia nem sempre foi nesse sentido qual utilizamos hoje. Nós costumamos utilizar esse termo para nos referirmos ao conjunto de ideias ou princípios que seguem uma sociedade, um partido político ou um grupo de indivíduos, mas há muito tempo atrás o termo era utilizado pelo filósofo Antoine Louis Claude Destutt de Tracy o objetivo da ideologia era estudar sobre a relação dos seres que pensavam com o meio ambiente, sobre a relação entre eles.

Destutt de Tracy criou o termo ideologia para evocar a ciência que estuda as ideias e as relações entre os signos que as exprimem.

Mas no ano de 1812 o líder político Napoleão Bonaparte utilizou o termo para fazer insultos aos seus opositores. Nesse caso, o político e militar utilizou o termo para definir pessoas que tinham ideias pouco realistas, usando o termo "ideólogos". Por coincidência, existiu o que se conhece por "bonapartismo", que era uma ideologia política inspirada no governo desse líder francês.

Posteriormente, Karl Marx transformou a ideologia no conjunto de ideias cuja relação com a realidade é menos importante que o seu objectivo (evitar que os oprimidos percebam o seu estado de opressão). Por isso, Marx afirma que a ideologia dá origem a uma falsa consciência das condições materiais de existência do homem.

Neste sentido, a ideologia é uma ferramenta de controlo social para despojar o ser humano da sua liberdade, tornando-o parte de uma massa manipulável.

Separação silábica de ideologia

O termo Ideologia possui 9 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • i
  • de
  • o
  • lo
  • gi
  • a

Separação silábica da palavra Ideologia: I-de-o-lo-gi-a

Como pronunciar ideologia

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Ideologia.



Porquinho Mascote do site
Dicionários