Defina Hemiparesia: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina hemiparesia? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra hemiparesia, e também o que é hemiparesia.

Imagem representando Hemiparesia

Hemiparesia é um termo que tem um uso estendido no âmbito da medicina. É usada a noção de hemiparesia em referência à paralisia parcial ou à diminuição da força em metade da cara, no braço e na perna de um mesmo lado do corpo.

Posto isto, a hemiparesia pode associar-se à hemiplegia, que é a paralisia de todo um lado do corpo. Ambos os transtornos, porém, têm uma gravidade diferente: enquanto a hemiplexia se refere à paralisação, na hemiparesia, regista-se uma debilidade e não imobilidade.

Para entendermos melhor a diferente entre hemiplegia e hemiparesia, resumidamente:

– A hemiplegia é a paralisia na metade do corpo;

– Já a hemiparesia é um tipo de fraqueza na metade do corpo.

Existem diversas causas que podem derivar no desenvolvimento da hemiparesia. Lesões no cérebro, no tronco cerebral, no cerebelo ou na medula espinal podem afectar o sistema piramidal (o tracto nervoso que une o córtex cerebral à médula) e produzir a debilidade numa metade do corpo.

Às vezes, a hemiparesia pode aparecer juntamente com outros transtornos para além da debilidade na força motora. Se a metade afectada for a direita, é provável que se registem problemas ao nível da fala.

Como as causas desse problemas variam, sendo que ele, geralmente, ocorre devido a um outro problema de saúde, o tratamento indicado para essa paralisia também varia, sendo de acordo com o motivo pelo qual ele foi desenvolvido.

O tratamento da hemiparesia costuma desenvolver-se através da fisioterapia. A intenção é que a pessoa consiga reincorporar o braço e a perna da metade afectada dentro das suas destrezas motoras normais, ainda que a recuperação total seja bastante difícil, só que se trata de um caso leve (benigno). A fisioterapia ajuda a recuperar o tónus muscular e a coordenação motora.

Mas além da fisioterapia, ainda existem dispositivos que podem auxiliar na reabilitação. E também, os exercícios feitos em casa, sob orientação do fisioterapeuta, podem ajudar.

Crianças que possuem hemiparesia apresentam um prognostico mais favorável do que os que são quadriplégicos, por exemplo. No entanto elas podem apresentar um tipo de distúrbio que compromete ou dificulta o reconhecimento de formas e de texturas dos objetos com a mão afetada pela hemiparesia.

Nas crianças, dentre as principais causas desse problema motor há: traumatismos crânio-encefálicos, certos tipos de malformação cerebral, um AVC ocorrido no útero, lesões na medula espinhal que causam danos aos nervos desses músculos, levando à fraqueza, entre outros.

Oito de cada dez pessoas que sobrevivem a um derrame ficam com hemiparesia. Podendo causar fraqueza ou mesmo incapacidade de movimentar um lado do corpo.

Se uma pessoa tem hemiparesia, então ela terá dificuldade para realizar atividades do cotidiano como se vestir, andar, se alimentar, entre outras.

Outros problemas que podem ser causados por essa paralisia são: falta de coordenação, perda de equilíbrio, movimentos imprecisos, tem problemas para andar, não consegue segurar objetos adequadamente, entre outros.

Separação silábica de hemiparesia

O termo Hemiparesia possui 11 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • he
  • mi
  • pa
  • re
  • si
  • a

Separação silábica da palavra Hemiparesia: He-mi-pa-re-si-a

Como pronunciar hemiparesia

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Hemiparesia.



Porquinho Mascote do site
Dicionários