Defina Funcional: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina funcional? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra funcional, e também o que é funcional.

Imagem representando Funcional

Funcional é aquilo que pertence ou é relativo às funções. O conceito relaciona-se com algo ou alguém que funciona ou que tem serventia. Um funcionário pode ser funcional aos interesses do governo, por exemplo, ao passo que uma mesa é funcional desde que satisfaça as necessidades de quem se servir dela.

Em geral, este adjetivo é utilizado para fazer referência àquilo que tenha sido concebido de modo a proporcionar facilidade, comodidade e utilidade na sua manipulação. Certos artefatos permitem que a pessoa tenha maior funcionalidade (pode valer-se por si mesma para realizar distintas tarefas), principalmente nos casos em que o sujeito sofre de algum tipo de incapacidade.

Uma prótese ou um implante podem ajudar uma pessoa a tornar-se mais funcional, ou seja, possa cumprir mais funções na sua vida quotidiana. Trata-se de objetos que ajudam a aumentar a capacidade. Neste sentido, funcional é uma questão de acessibilidade, que é aquilo de fácil acesso, manipulação ou compreensão. Um objeto funcional é uma ajuda técnica que garante uma maior acessibilidade; por conseguinte, melhora a qualidade de vida e a autonomia das pessoas.

É comum o uso do termo funcional quando falamos em decoração de ambientes, especialmente quando se trata da cozinha. Assim, é costume dizer que determinado móvel ou acessório é funcional, por exemplo: "os armários de cozinha são móveis funcionais e extremamente essenciais".

A gramática funcional é aquela que tem por base o estudo das funções dos elementos que constituem uma língua. A linguística e outras ciências sociais contam com uma corrente conhecida como funcionalismo, especializada na análise de sistemas como um todo integrado, coerente e funcional.

Na química, entende-se por grupo funcional o átomo ou o conjunto de átomos que conferem propriedades químicas próprias de uma determinada molécula orgânica.

Alimentos funcionais são aqueles que, além de suas propriedades nutricionais, ajudam a tratar um problema especifico, por exemplo: há alimentos funcionais para quem possui problemas gastrointestinais ou para quem possui problemas cardíacos. Os alimentos funcionais também podem ajudar na prevenção de doenças como câncer, por exemplo.

É importante deixar claro que um alimento funcional não é um medicamento, por tanto, ele precisa ser consumido de forma regular e é importante fazer o consumo de porções de diferentes tipos de alimentos funcionais para manter a boa saúde, tais como frutas, cereais integrais, verduras, etc.

Por fim, o termo funcional também pode ser empregado para se referir a exercícios físicos feitos na academia e que visam o treinamento do corpo para as atividades do dia a dia. Logo, o treino funcional baseia-se nos movimentos que as pessoas costumam fazer em sua rotina diária, tais como: agachar, correr, pular, entre outros.

Um treino funcional, de um modo geral, é usado em conjunto com outros tipos de exercícios na academia e não para fazer a substituição deles. Uma característica desse treino é que ele proporciona um desenvolvimento corporal que é mais homogêneo, ou seja, um treino corporal que é mais completo nesse sentido de treinar movimentos habituais, como os que já foram citados aqui.

Separação silábica de funcional

O termo Funcional possui 9 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • fun
  • ci
  • o
  • nal

Separação silábica da palavra Funcional: Fun-ci-o-nal

Como pronunciar funcional

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Funcional.



Porquinho Mascote do site
Dicionários