Defina Foz: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina foz? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra foz, e também o que é foz.

Imagem representando Foz

Chama-se foz ao lugar onde um rio deságua ou entra em outro, em um lago ou no mar. A foz pode assumir diferentes formas, dependendo das características do terreno.

Nesta parte do curso, o fluxo de água atinge o local onde desemboca. A foz ou desembocadura pode até ter uma extensão subaquática através de um cânion ou um local de sedimentação.

A foz, ao arrastar sedimentos do rio, pode formar um delta. Nestes casos, o rio é dividido em um grande número de braços, formando canais e ilhas. O delta do Orinoco, por exemplo, é a foz deste rio que nasce e termina no território venezuelano, mas também atravessa regiões da Colômbia.

Quando a foz de um rio ocorre no mar, pode desenvolver-se um estuário. Neste tipo de foz existe uma troca entre a água doce do rio e a água salgada do mar. O estuário do Tamisa, para citar um caso, ocorre na área em que esse rio deságua no Mar do Norte.

Outro acidente geográfico que uma foz pode causar é a ria. Nesse caso, a bacia hidrográfica apresenta ladeiras abruptas e o mar acaba entrando na costa devido ao movimento das marés, fazendo com que o vale fluvial fique submergido. Uma ria bem conhecida é o de Bilbao, na foz dos rios Ibaizábal, Nervión e seus afluentes no Mar Cantábrico.

Separação silábica de foz

O termo Foz possui 3 letras e tem 1 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • foz

Separação silábica da palavra Foz: Foz

Como pronunciar foz

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Foz.



Porquinho Mascote do site
Dicionários