Defina Focinheira: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina focinheira? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra focinheira, e também o que é focinheira.

Imagem representando Focinheira

Uma focinheira é um elemento usado para cobrir a boca de um animal, impedindo-o de morder ou comer. O focinho do animal fica assim coberto, embora a focinheira permita a respiração.

São peças de plástico, metal ou couro capazes de se adaptar ao focinho de um cachorro, cavalo, etc. Além da estrutura que cobre o focinho, a focinheira possui uma fita que circunda a cabeça para obter a fixação.

Os cães que são considerados perigosos, por exemplo, devem andar com uma focinheira para evitar que ataquem pessoas. Muitos argumentam que é recomendado que espécimes de raças como "pit bull", "dobermann" ou "rottweiler" saiam sempre para a via pública com focinheira porque uma eventual mordida desses cães pode ser letal.

Em competições de equitação, os cavalos também usam focinheiras. Neste caso, a focinheira é composta por cordas que envolvem o focinho, a frente e o pescoço do animal. O utensílio permite ao ginete segurar e guiar o equino mais facilmente.

Os animais de tração, por outro lado, têm focinheira quando têm de desenvolver trabalhos de tração. O objetivo da focinheira, nesse contexto, é que a criatura não pare para comer no meio da atividade.

O Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa online da Michaelis também inclui outros significados para focinheira: outra maneira de chamar focinho.

Separação silábica de focinheira

O termo Focinheira possui 10 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • fo
  • ci
  • nhei
  • ra

Separação silábica da palavra Focinheira: Fo-ci-nhei-ra

Como pronunciar focinheira

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Focinheira.



Porquinho Mascote do site
Dicionários