Defina Flexibilidade: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina flexibilidade? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra flexibilidade, e também o que é flexibilidade.

Imagem representando Flexibilidade

A flexibilidade é a qualidade do que é flexível, uma palavra que permite indicar a disposição de alguém ou de algo em dobrar-se com facilidade, a característica de se erguer/sujeitar/submeter à vontade dos outros e a susceptibilidade de se adaptar às mudanças consoante as circunstâncias.

A flexibilidade muscular é a capacidade de um músculo se esticar sem sofrer danos. Esta magnitude está determinada pelo intervalo de movimento dos músculos que formam uma articulação.

Existem diversos exercícios para melhorar a flexibilidade muscular. Os mais usuais inserem-se no chamado método estático passivo, que consiste em estirar os músculos lentamente e puxar por eles o máximo possível sem sofrer qualquer dor nem sensações desagradáveis. Este estiramento pode realizar-se com a ajuda de outros membros do corpo, de um assistente ou de um aparelho.

Ao realizar estes exercícios com alguma regularidade, o sujeito irá notar melhorias relevantes em termos de flexibilidade. De qualquer maneira, é recomendado consultar um especialista antes de iniciar qualquer programa, de modo a evitar lesões musculares.

Existem muitos tipos de atividades esportivas que ajudam a conferir em mais flexibilidade ao corpo (mais especificamente aos músculos do corpo), entre elas podemos citar a dança: dança do ventre, dança de rua, balé, entre outras.

Mas existem ainda outras atividades que contribuem para dar mais elasticidade para os músculos, dentre elas temos: pilates e ioga. E nessas duas atividades a flexibilidade corporal não é apenas um dos elementos, senão o elemento principal a ser trabalhado.

E além do pilates e da ioga melhorarem a flexibilidade do corpo, elas ainda ajudam a melhorar a postura, conferindo em mais suavidade ao movimentar os músculos do corpo.

A flexibilidade laboral, por outro lado, é um modelo de regulação dos direitos laborais. Esta flexibilidade propõe um modelo que reduza as obrigações da empresa (facilitando os despedimentos ao reduzir as indemnizações, por exemplo) sob o pretexto de promover o investimento e a atividade no mercado laboral.

A flexibilidade pode ainda ser a característica de algo que seja maleável, por exemplo: "aquele mola possui muito flexibilidade".

É também comum o uso do termo "flexibilidade" para referir-se a quando uma pessoa consegue realizar atividades de acordo com o seus horários disponíveis, nesse caso é comum ouvirmos expressões como: "agora que ela começou a estudar online conseguiu mais flexibilidade, pois pode estudar no horário que lhe for melhor, sem atrapalhar seu trabalho e seus afazeres em casa".

Em termos gerais, a flexibilidade está associada à capacidade de adaptação. Por exemplo: "Preciso de um funcionário com flexibilidade, que possa alternar entre o turno da manhã e o da noite", "A minha filha anda numa universidade que exige alguma flexibilidade a nível de horários".

Também, no sentido figurativo, flexibilidade pode descrever a qualidade de alguém que seja amável, que seja compreensivo.

Por fim, pode chamar de flexível ou que tenha flexibilidade a pessoa que dedica-se a uma área, no entanto consegue realizar trabalhos excelentes em outras áreas, por exemplo: "ele trabalha com vendas, no entanto apresenta uma flexibilidade incrível para solucionar problemas" ou ainda "ela estuda advocacia, mas sua mente possui uma tamanha flexibilidade para quanto a música erudita".

Separação silábica de flexibilidade

O termo Flexibilidade possui 13 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • fle
  • xi
  • bi
  • li
  • da
  • de

Separação silábica da palavra Flexibilidade: Fle-xi-bi-li-da-de

Como pronunciar flexibilidade

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Flexibilidade.



Porquinho Mascote do site
Dicionários