Defina Flagelo: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina flagelo? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra flagelo, e também o que é flagelo.

Imagem representando Flagelo

Do latim flagellum, flagelo é um instrumento que se utiliza para açoitar. O flagelo pode ser um açoite, um chicote ou um fuste que, ao ser golpeado violentamente contra alguém, causa dor e lesões. Uma pessoa pode ser flagelada como castigo ou no meio de uma prática sexual sadomasoquista embora também se possa autoflagelar se decidir impor-se uma penitência.

Por extensão, conhece-se como flagelo uma calamidade, uma aflição ou uma tragédia. Exemplos: "A droga é um flagelo que toca a todas as comunidades", "O flagelo da delinquência não nos deixa viver em paz", "A depressão é um flagelo daquilo de que não me posso livrar".

A noção de flagelo também se utiliza para referir o embate repetido da água (isto é, das ondas). Este fenómeno é provocado pela acção do vento que exerce uma fricção sobre a superfície da água.

No âmbito da biologia, o flagelo é o organelo filiforme com forma de látego que se encontra em diversos organismos unicelulares e em certas células de organismos pluricelulares. Este flagelo permite realizar diversos movimentos e cumprir com diferentes funções em função do organismo. Os espermatozóides, por exemplo, dispõem de flagelo que lhes permite deslocarem-se.

Os flagelos podem ser eucarióticos, bacterianos ou dos arquéias. Os flagelos eucarióticos são uma projecção celular que permite gerar um movimento helicoidal. Os flagelos bacterianos, por sua vez, constituem um mecanismo complexo no qual o filamento gira como uma hélice. Os flagelos dos arquéias, por fim, são parecidos com os bacterianos embora se distingam por diversos detalhes.

Separação silábica de flagelo

O termo Flagelo possui 7 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • fla
  • ge
  • lo

Separação silábica da palavra Flagelo: Fla-ge-lo

Como pronunciar flagelo

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Flagelo.



Porquinho Mascote do site
Dicionários