Defina Estabilidade: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina estabilidade? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra estabilidade, e também o que é estabilidade.

Imagem representando Estabilidade

Estabilidade é a qualidade de estável (que mantém o equilíbrio, não varia e permanece no mesmo lugar durante muito tempo). O termo deriva do latim stabil?tas. Por exemplo: "O meu filho está a aprender a andar de bicicleta, mais ainda tem dificuldades em manter a estabilidade", "Cuidado com esse copo: tem uma estabilidade frágil e pode cair ao mínimo impacto", "Tenho um trabalho de pouca estabilidade", "A equipa perdeu a sua estabilidade devido à quantidade de jogadores lesionados".

É possível considerar a estabilidade sob diversas perspectivas. A estabilidade política de uma região depende da sua capacidade para evitar as crises e para manter as normas sem grandes alterações: "A Argentina é um país que sempre teve problemas para alcançar a estabilidade", "A estabilidade conquistada pelo governo é notável, tendo em conta os problemas do ano passado".

A estabilidade econômica, por sua vez, consegue-se quando não se registam variações relevantes ao nível da produção, da renda nacional, do emprego e dos preços: "A inflação ameaça a estabilidade econômica da nação", "A economia nacional recuperou a estabilidade com a queda da taxa de desemprego".

Para a filosofia, a estabilidade é a qualidade de uma situação que se mantém no tempo com alguma regularidade, par além do seu dinamismo ou estatismo.

Em biologia, temos a estabilidade biológica que é a propriedade que os seres biológicos possuem de manter a sua integridade. Já para a química, estabilidade diz respeito a um fenômeno onde um átomo consegue a estabilidade eletrônica de um gás nobre (átomo esse que está solto na natureza).

No âmbito da informática, a estabilidade é a propriedade dos sistemas que têm um nível de falhas reduzido. Quanto menos falhas houver, maior é a estabilidade, e vice-versa: "O novo sistema operativo é bastante atrativo esteticamente, mas a sua estabilidade deixa muito a desejar".

Estabilidade pode também ser um termo empregado no contexto de emoções e sentimentos, por exemplo: "ele está fazendo de tudo para conseguir desenvolver uma estabilidade mental e alcançar a paz interior". Uma pessoa que tem a mente ansiosa, perturbada ou mesmo exausta, por exemplo, não consegue manter o foco, não consegue identificar as prioridades da sua vida, não consegue saber qual caminho deseja seguir e tem dificuldade para fazer escolhas.

E para alcançar essa estabilidade mental, esse equilíbrio, diversas práticas são adotadas, desde meditações até processos que envolvam o auxílio e/ou intervenção de um especialista.

Ainda, no Brasil, temos também o que é conhecido como "estudo de estabilidade de medicamentos", esse processo trata-se de um guia para as indústrias farmacêuticas, setores de pesquisa de qualidade e de desenvolvimento de medicamentos, o qual é regulamentado pela Resolução RE nº1 de 29 de julho de 2005, tendo como objetivo de auxiliar nos adequados testes de estabilidade de medicamentos.

Por fim, estabilidade é também um termo usado no âmbito jurídico para designar a condição de um funcionário que esteja numa empresa há mais de dez anos, onde ele será demitido apenas por motivo de força maior ou devido a faltas graves por parte desse profissional.

Separação silábica de estabilidade

O termo Estabilidade possui 12 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • es
  • ta
  • bi
  • li
  • da
  • de

Separação silábica da palavra Estabilidade: Es-ta-bi-li-da-de

Como pronunciar estabilidade

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Estabilidade.



Porquinho Mascote do site
Dicionários