Defina Escola: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina escola? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra escola, e também o que é escola.

Imagem representando Escola

O termo escola deriva do latim schola e refere-se ao estabelecimento onde se dá qualquer gênero de instrução. Também permite fazer alusão ao ensino que se dá ou que se recebe, ao conjunto do corpo docente e discente de um mesmo estabelecimento escolar, ao método, ao estilo peculiar de cada professor/docente para ensinar, à doutrina, aos princípios e ao sistema de um autor.

Na arte, a escola define o conjunto de discípulos, seguidores/admiradores ou imitadores de uma pessoa ou da sua doutrina. O conceito permite distinguir as obras de uma determinada época ou região (por exemplo, a escola romântica ou o método "A Escola de Tarrega" qual apresenta os ensinamentos do violão erudito desse músico).

O Estado deve garantir a educação do seu povo. Posto isto, a sua função consiste em inspecionar e supervisionar as escolas para que funcionem corretamente e ofereçam um serviço educativo de qualidade aos seus estudantes/alunos.

Consoante as várias concepções do ensino, pode-se aqui mencionar diferentes modelos de escola: a escola seletiva (que considera haver uma cultura dominante cujos valores são aqueles que se devem transmitir), a escola compensatória (os valores da cultura dominante são os "normais" e procura compensar as falhas/deficiências para os alcançar), a escola compreensiva (destaca os valores positivos e negativos de cada cultura), a escola inclusiva (parte das capacidades de cada pessoa para transformar o meio envolvente e acaba com as desigualdades) e a escola moderna (que procura educar de forma racionalista, secular e não coercitiva).

Numa escola, cada sala é definida como uma classe, por exemplo: se há um grupo de alunos do 4º ano estudando pela manhã e um grupo de alunos do 5º ano também estudando pela manhã, então há duas classes. O mesmo acontece se houver um grupo do 4º ano estudando pela tarde e um grupo do 5º ano estudando pela tarde.

Hoje em dia, as escolas dividem-se entre as públicas e as privadas. As primeiras encontram-se sob a alçada do Estado e são gratuitas, ao passo que as escolas privadas são administradas por particulares ou empresas, que cobram uma quota pelos serviços educativos prestados.

É importante ainda frisar sobre o conceito de "escola" em comparação com "colégio", uma vez que há uma confusão sobre ambos.

As instituições privadas costumam usar o termo "colégio" para se intitular, enquanto que, devido a isso, as instituições públicas acabam adotando o termo "escola". Mas muitos discordam que esse seja um conceito errôneo.

Mas o que é mais aceito é que escola defina as instituições que tenham até o 9º ano (8ª série) do ensino fundamental, enquanto que os colégios tenham até o ensino médio.

Atualmente, há também as escolas para adultos, onde pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir seus estudos o podem fazer. No Brasil, por exemplo, isso costuma acontecer em escolas públicas comuns e as aulas ocorrem durante a noite.

Em alguns países, as escolas ainda podem ser apenas para meninas ou para meninos. Por fim, existem ainda as escolas religiosas, onde os alunos estudam as mesmas matérias de escolas comuns, mas com foco numa educação religiosa: aprendendo sobre os valores, costumes e sobre s fundamentos que estruturam uma determinada religião.

Separação silábica de escola

O termo Escola possui 6 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • es
  • co
  • la

Separação silábica da palavra Escola: Es-co-la

Como pronunciar escola

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Escola.



Porquinho Mascote do site
Dicionários