Defina Entrevista: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina entrevista? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra entrevista, e também o que é entrevista.

Imagem representando Entrevista

Entrevista é a ação e efeito de entrevistar ou ser entrevistado. Trata-se de uma conversa entre duas uma ou mais pessoas com um fim determinado. Pode ter uma finalidade jornalística, para informar o público das respostas da pessoa entrevistada, ou tratar-se de uma conferência de duas ou mais pessoas para tratar ou resolver um negócio, por exemplo.

A entrevista desempenha um papel importantíssimo para o desenvolvimento social: ela é crucial para a propagação do conhecimento, para o posicionamento da crítica e também para que sejam formuladas opiniões a respeito de algo, alguém ou de um fato.

E isso acontece porque a entrevista instiga a discussão sobre um determinado assunto, tendo como característica principal a declaração explícita.

Dependendo do que se pretende, existem diferentes tipos de entrevistas: uma entrevista e emprego, entrevista jornalística, uma entrevista psicológica, entrevista comportamental, entrevista social, entre outras.

A depender do tipo de entrevista, há a possibilidade de tanto utilizar uma linguagem formal como informal ou mesmo mesclar ambas.

Uma entrevista pode ser classificada como aberta (com um tema que é desenvolvido de maneira livre), semiaberta (possui um roteiro como base, mas segue com o apoio de opiniões e ideias) ou fechada (com questionários). E ela pode tanto ser feita de modo individual como em grupo, mediante o uso de um questionário.

Com o advento da tecnologia, uma entrevista pode ser feita por meio da internet, por exemplo. Como exemplo podem ser citados os portais de notícias que realizam entrevistas por e-mail ou mesmo telefone.

Para um jornalista (ou repórter), a entrevista é uma ferramenta e uma técnica que aplica no seu trabalho. Não é um diálogo casual, uma vez que que tem lugar mediante acordo prévio e interesses e expectativas por ambas as partes (entrevistador e entrevistado). Resulta num artigo que relata as perguntas e respostas trocadas no decurso dessa mesma entrevista.

O objetivo da entrevista jornalística é obter informação para difundi-la num meio de comunicação, podendo ser a imprensa escrita, a rádio, a televisão ou a Internet. As entrevistas também costumam gerar conteúdos off the record, que são aquelas informações que se obtêm "fora do microfone", ou seja, não oficialmente e sem que seja divulgado o nome da pessoa que forneceu a informação.

Por meio da entrevista, o jornalista obtém também as informações necessárias para elaborar pautas. E tanto o entrevistador quanto o entrevistado precisam agir com responsabilidade e diligência durante o processo.

Há, nesse caso, entrevistas em grupo, individuais, entrevistas de pesquisa, com personalidades, entre outras.

Ainda no tocante a entrevista jornalística, é por intermédio dela que uma empesa ou pessoa adquire, ante a mídia, uma imagem positiva ou negativa.

Por outro lado, a entrevista de trabalho é a fase definitiva no processo de contratação de um empregado. Esta entrevista é realizada depois de uma empresa publicar um anúncio de vaga para emprego, receber vários currículos, proceder à seleção dos candidatos e de convocar os mais idôneos. Trata-se, geralmente, do primeiro contacto pessoal entre o (potencial) empregador e o empregado.

Separação silábica de entrevista

O termo Entrevista possui 10 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • en
  • tre
  • vis
  • ta

Separação silábica da palavra Entrevista: En-tre-vis-ta

Como pronunciar entrevista

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Entrevista.



Porquinho Mascote do site
Dicionários