Defina Eclipse: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina eclipse? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra eclipse, e também o que é eclipse.

Imagem representando Eclipse

O termo eclipse provém do latim eclipsis, cuja origem é um vocábulo grego que significa "desaparição". Porém, o uso do conceito não se refere a uma desaparição em si, mas à ocultação transitória, seja total ou parcial, de um astro pela interposição de outro corpo celeste.

Os eclipses fazem parte dos fenómenos conhecidos como sizígia, que ocorrem quando um planeta ou a lua se encontram alinhados com a terra e o sol. A sizígia da lua tem lugar com a lua cheia e a lua nova.

Apesar de os eclipses mais comuns serem os eclipses do sol e os eclipses da lua, que acontecem quando o sol e a lua se alinham com o planeta Terra de tal forma que a luz é bloqueada, existem outros eclipses mais além do vínculo terra-lua-sol.

Nos eclipses lunares, a terra obscurece a lua ao interpor-se entre esta e o sol. Pode distinguir-se entre os eclipses lunares totais, parciais ou penumbrais, a percentagem do satélite que fica dentro do cone de sombra projectado pelo nosso planeta.

No caso dos eclipses solares, a lua interpõe-se entre o sol e a terra, obscurecendo a estrela. Também é possível diferenciar entre eclipses solares totais, parciais ou anulares.

É possível prever, isto é, antecipar os eclipses graças ao cálculo das órbitas da terra e da lua, o que permite precisar as posições exactas das suas sombras. Por outro lado, os eclipses são fenómenos cíclicos, uma característica que também possibilita a previsão dos mesmos.

Separação silábica de eclipse

O termo Eclipse possui 7 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • e
  • clip
  • se

Separação silábica da palavra Eclipse: E-clip-se

Como pronunciar eclipse

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Eclipse.



Porquinho Mascote do site
Dicionários