Defina Direito privado: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina direito privado? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra direito privado, e também o que é direito privado.

Imagem representando Direito privado

O direito privado tem a função de regular as relações entre os particulares, levantadas em seu nome pessoal e proveito. Trata-se de um ramo do direito constituído pelo direito civil e pelo direito comercial, entre outros.

O direito civil regula as relações privadas entre os cidadãos, geralmente para proteger os interesses de ordem moral e patrimonial da pessoa. O direito comercial, pela parte que lhe toca, visa regular as relações vinculadas às pessoas, aos actos, aos locais e aos contratos de comércio.

O direito privado pode ser oposto, com fins analíticos, ao direito público, que estuda o ordenamento jurídico dos vínculos entre os cidadãos e o poder público, e entre os vários organismos do poder público.

Todavia, convém ter em conta que, para além de reger as relações entre particulares, o direito privado também regula as relações entre os cidadãos e o Estado sempre que este age na qualidade de particular e não exerce a sua potestade pública.

A separação entre direito privado e direito público foi desaparecendo ao longo do tempo, principalmente a partir do momento em que a administração pública passou a externalizar muitas das suas actividades em sociedades sujeitas ao direito privado.

Os princípios fundamentais do direito privado são a autonomia da vontade (cada uma das partes zela pelos seus próprios interesses) e o princípio da igualdade (os sujeitos de direito encontram-se em pé de igualdade no âmbito dos actos privados).

Separação silábica de direito privado

O termo Direito privado possui 14 letras e tem 6 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • di
  • rei
  • to
  • pri
  • va
  • do

Separação silábica da palavra Direito privado: Di-rei-to-pri-va-do

Como pronunciar direito privado

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Direito privado.



Porquinho Mascote do site
Dicionários