Defina Diadema: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina diadema? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra diadema, e também o que é diadema.

Imagem representando Diadema

Dá-se o nome de diadema a uma jóia ou adorno feminino que é usado na cabeça. Os diademas são peças com aspecto de semi-coroa, abertas na parte de trás. Também pode tratar-se de um aro aberto que permite prender/segurar o cabelo para trás.

O conceito, que deriva do latim diad?ma e tem a sua origem etimológica no vocábulo grego diád?ma, podendo nomeadamente ser usada como sinónimo de coroa ou de auréola (devido ao círculo que se desenha sobre a cabeça dos santos).

Os diademas já se usavam na antiguidade para adornar a cabeça. Muitas vezes, constavam de contas em forma de flores ou folhas. Na Grécia Antiga e na Antiga Roma, além do mais, eram usados diademas em jeito de reconhecimento ou prémio.

Neste âmbito, os atletas que ganhavam uma competição eram distinguidos com um diadema formada por ramas de loureiro ou de oliveira. Algo semelhante acontecia com os imperadores romanos.

Deuses da mitologia como Baco, Júpiter, Juno, Minerva, Vénus e Apolo, por outro lado, costumam ser retratados com diademas, da mesma forma que os indivíduos que eram divinizados.

A nível geral, pode-se dizer que qualquer arco ou aro aberto é um diadema. Por isso, actualmente, tende-se a falar de diadema para evocar os auriculares dotados de uma estrutura para os prender na cabeça.

Separação silábica de diadema

O termo Diadema possui 7 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • di
  • a
  • de
  • ma

Separação silábica da palavra Diadema: Di-a-de-ma

Como pronunciar diadema

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Diadema.



Porquinho Mascote do site
Dicionários