Defina Desajeitado: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina desajeitado? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra desajeitado, e também o que é desajeitado.

Imagem representando Desajeitado

O adjetivo desajeitado, de acordo com a definição mencionada no Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa da Michaelis, refere-se à falta de jeito ou graça. Estes termos, jeito ou graça, podem aludir à boa disposição e estrutura do corpo, à graciosidade ou elegância.

Por exemplo: "Quando garoto, era um pouco desajeitado", "As câmaras de segurança registraram um homem desajeitado na cena do crime; os investigadores estão tentando identificá-lo", "O ator surpreendeu por seu aspecto desajeitado na estreia do filme".

A ideia de desajeitado costuma estar ligada a indivíduos com pouco jeito ou graça, com ar desastrado ou trapalhão. Também pode estar relacionado a pessoas que demonstram pouca habilidade para realizar determinadas tarefas.

Por exemplo: "O garçom, desajeitado, deixou cair a bandeja diante de toda a gente", "Aquela mulher não é nada elegante: tem um ar desajeitado e pouca graça", "A equipe, embora desajeitada, conseguiu marcar 2 gols que ditaram a vitória no jogo".

Outro uso da noção refere-se a uma postura curvada ou desengonçada. Um homem que caminha bem erguido, com a cabeça para cima, não é desajeitado, antes pelo contrário. A postura corporal está ligada às características físicas de cada ser humano, mas também tem está ligada à atitude dos indivíduos.

Separação silábica de desajeitado

O termo Desajeitado possui 11 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • de
  • sa
  • jei
  • ta
  • do

Separação silábica da palavra Desajeitado: De-sa-jei-ta-do

Como pronunciar desajeitado

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Desajeitado.



Porquinho Mascote do site
Dicionários