Defina Derrame: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina derrame? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra derrame, e também o que é derrame.

Imagem representando Derrame

A noção de derrame é usada como sinônimo de derramamento: o processo e o resultado de derramar (verter um líquido ou algo pequeno). Um derrame é, portanto, um fluido que sai do seu recipiente, geralmente devido a algum tipo de falha.

Por exemplo: "Várias organizações ambientais relataram que ocorreu um grande derrame de hidrocarbonetos no Oceano Índico", "O acidente foi causado por um derrame de óleo na avenida", "O derrame de líquidos causou um cheiro desagradável".

O derrame de petróleo é um problema ecológico que ocorre com frequência. O transporte desse hidrocarboneto por via aquática geralmente enfrenta inconvenientes que terminam com o petróleo derramado no mar ou no rio. Esses derrames podem matar animais aquáticos por contaminação e até afetar o litoral por um longo tempo.

O derrame de Exxon Valdez perto da costa do Alasca, ocorrido em 1989, e o derrame do Prestígio na Galiza (Espanha) em 2002 estão entre os derrames mais graves da história.

No campo da medicina, um derrame é a saída de um líquido do vaso que o contém ou o acúmulo atípico do mesmo em uma determinada cavidade do corpo. Um derrame pleural, nesse sentido, é um acúmulo de líquidos na pleura (uma membrana que reveste os pulmões, diafragma e mediastino). Em um derrame pericárdico, enquanto isso, o armazenamento anormal de líquidos ocorre na cavidade pericárdica.

Separação silábica de derrame

O termo Derrame possui 7 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • der
  • ra
  • me

Separação silábica da palavra Derrame: Der-ra-me

Como pronunciar derrame

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Derrame.



Porquinho Mascote do site
Dicionários