Defina Dependente: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina dependente? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra dependente, e também o que é dependente.

Imagem representando Dependente

A ideia de dependente vem do verbo depender: estar condicionado por algo ou alguém ou estar ligado, sujeito ou subordinado a ele. Como adjetivo, dependente permite qualificar o que depende.

Por exemplo: "Tenho um filho muito pequeno dependente de mim", "Tragédia em um asilo dependente do governo municipal", "O Secretário de Produção, dependente do Ministério da Economia, anunciou a contratação de trinta jovens profissionais para promover o desenvolvimento industrial no norte do país".

Um velho prostrado, que não pode se mover sozinho, é um homem dependente: ele precisa estar acompanhado por outra pessoa que possa ajudá-lo. Sua subsistência, portanto, está diretamente ligada à ajuda que recebe de terceiros. Sem esse apoio, não está em condições de continuar vivendo.

Diz-se que uma determinada estrutura depende de outra quando deve ser responsabilizada e obedecer às instruções ou quando sua operação depende dos recursos que recebe. Um hospital está dependente de um governo provincial se obtiver os fundos necessários do orçamento de uma província e não de um município ou nação.

Como substantivo, dependente é o nome dado à pessoa que não tem recursos e, por isso, tem de viver à custa de outros. Um exemplo de um dependente é um filho ou menor, pois não consegue se manter sozinho.

Separação silábica de dependente

O termo Dependente possui 10 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • de
  • pen
  • den
  • te

Separação silábica da palavra Dependente: De-pen-den-te

Como pronunciar dependente

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Dependente.



Porquinho Mascote do site
Dicionários