Defina Defunção: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina defunção? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra defunção, e também o que é defunção.

Imagem representando Defunção

O conceito de defunção, cuja raiz etimológica se encontra no vocábulo latino "defuncti?ne", refere-se ao falecimento de um indivíduo.

Falar de defunção é o mesmo que se referir à morte, ao falecimento ou óbito de uma pessoa. O uso de um ou outro conceito geralmente está ligado ao contexto. No caso da palavra defunção, é usada no âmbito formal ou técnico. Por exemplo: "O médico confirmou a defunção do paciente às três da tarde", "A defunção do funcionário causou comoção no complexo", "A epidemia causou cem defunções na cidade".

Geralmente, existe um protocolo para declarar a defunção de um indivíduo. Pode dizer-se que a morte ocorre quando o processo homeostático é extinto: a pessoa não pode sustentar a homeostase e há uma interrupção das funções dos sistemas.

Depois que um profissional confirma o falecimento de acordo com o protocolo apropriado, é emitido um documento conhecido como atestado de óbito ou certidão de óbito. O documento em questão é necessário para a realização de várias formalidades.

Cabe destacar que a morte também pode ser simbólica. Um jornalista pode argumentar que um determinado evento marcou a defunção de um movimento político, para citar um caso. Um analista, por sua vez, pode julgar que um ato escandaloso de corrupção causou a defunção de uma empresa.

Separação silábica de defunção

O termo Defunção possui 8 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • de
  • fun
  • ção

Separação silábica da palavra Defunção: De-fun-ção

Como pronunciar defunção

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Defunção.



Porquinho Mascote do site
Dicionários