Defina Deflagração: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina deflagração? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra deflagração, e também o que é deflagração.

Imagem representando Deflagração

A deflagração é o processo e o resultado da deflagrar. Este verbo, que deriva da palavra latina "deflagr?re", refere-se ao que uma substância faz quando arde subitamente, sem explosão, mas com chama.

Uma deflagração produz reações iguais às geradas por uma combustão: um processo de oxidação que se desenvolve rapidamente, causando o aparecimento de uma chama. Essa chama, devido à difusão térmica, pode avançar.

Quando ocorre uma explosão, a combustão está ligada a uma onda de choque que se propaga. De qualquer forma, é comum que a deflagração seja usada como sinônimo de explosão, embora sejam conceitos diferentes.

Uma explosão libera abruptamente a energia contida em um pequeno volume, provocando um aumento violento da pressão que gera um estrondo e a liberação de gases, luz e calor. Enquanto isso, a deflagração envolve o aparecimento repentino de uma chama.

O desenvolvimento de uma deflagração requer um produto inflamável que se mistura com o ar e um foco de ignição que fornece energia. Perante o estímulo calórico, as partículas voláteis do produto sofrem uma reação espontânea.

As armas de fogo, por exemplo, causam uma deflagração quando sua carga de pólvora entra em combustão. A pólvora é o propulsor que permite que o projétil seja disparado a uma grande velocidade.

Um fósforo também causa uma deflagração. Quando a cabeça é esfregada na superfície correspondente, atinge a temperatura de ignição e acende. A reação redox ligada à deflagração permite inflamar o combustível presente na cabeça do utensílio.

Separação silábica de deflagração

O termo Deflagração possui 11 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • de
  • fla
  • gra
  • ção

Separação silábica da palavra Deflagração: De-fla-gra-ção

Como pronunciar deflagração

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Deflagração.



Porquinho Mascote do site
Dicionários