Defina Deflação: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina deflação? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra deflação, e também o que é deflação.

Imagem representando Deflação

Deflação é um termo que deriva do francês déflation, ainda que o seu antecedente mais distante esteja na língua inglesa: deflation. Este conceito sã usados no âmbito da economia para designar a queda dos preços que, em geral, se ocasiona a partir de uma situação de recessão económica.

Pode-se considerar, por conseguinte, que a deflação é o oposto de inflação, palavra que se utiliza para evocar a subida dos preços que se produz numa determinada economia.

Para que haja deflação, a descida dos preços deve ser generalizada e tem que estender-se por, pelo menos, doze meses (de acordo com o que é regulado por diversos organismos financeiros). Por norma, a deflação ocorre por um retrocesso da procura de bens e serviços: a pouca oferta leva os produtos a verem-se forçados a baixarem o preço para tratar de seduzir os compradores e aumentar as vendas.

Uma vez que se inicia o processo de deflação, pode ser bastante difícil reverte-lo. A queda dos preços leva os empresários a obterem menos lucros, algo que pode resultar em despedimentos e a um retrocesso na inversão. Ao aumentar o número de desocupados, a procura continua a ciar, o que favorece descidas ainda mais bruscas nos preços.

O governo, perante uma situação de deflação, pode promover o crédito e aumentar o gasto público com vista a dar dinamismo à economia e conseguir que os cidadãos voltem a consumir.

Separação silábica de deflação

O termo Deflação possui 8 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • de
  • fla
  • ção

Separação silábica da palavra Deflação: De-fla-ção

Como pronunciar deflação

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Deflação.



Porquinho Mascote do site
Dicionários