Defina Dança clássica: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina dança clássica? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra dança clássica, e também o que é dança clássica.

Imagem representando Dança clássica

A dança clássica, também conhecida como ballet, é um tipo de dança que reúne uma série de técnicas e movimentos específicos. Por outro lado, o ballet é o nome que permite fazer referência à peça musical composta para ser interpretada através da dança.

A dança clássica é composta de cinco posições, as quis foram registradas pelo dançarino, compositor e coreógrafo na corte, o francês Pierre Beauchamp, as quais são conhecidas como: primeira posição, segunda posição, terceira posição, quarta posição e quinta posição.

Esta dança surgiu durante o Renascimento, na altura em que os casamentos e os eventos aristocráticos eram celebrados com bailarinos da corte, os quais mostravam as suas destrezas. Com o passar do tempo, os movimentos e os passos foram-se aperfeiçoando.

Quando, no século XVIII, houve maior atenção para a dança e a música, as bailarinas sentiram a necessidade de roupas que não limitasse seus movimentos, tendo em vista que, nessa época, saltos e giros no ar estavam entre as principais atrações e as mulheres não podiam fazer isso devido a sua vestimenta.

Foi aí que Marie Ann Cupis de Camargo, uma bailarina belga e uma das mais importantes da história da dança clássica, tratou de alterar suas vestimentas. Ela reduziu a altura dos saltos e encurtou as suas saias a fim de ter uma roupa que não limitasse sues movimentos ao realizar a dança clássica.

Marie Ann Cupis de Camargo foi a responsável por incrementar muitas das técnicas da dança clássica.

O ballet pode constituir uma peça autónoma ou ser intercalado dentro de uma ópera ou de uma obra de teatro. Dos vários estilos de dança clássica, mencionaremos o ballet cortesão, o ballet romântico e o ballet de acção.

A dança clássica exige uma grande concentração por parte do bailarino, o qual deve executar movimentos corporais com muita precisão, coordenação e graciosidade. O treino é imprescindível, já que muitas das formas do ballet requerem elasticidade e flexibilidade.

A dança clássica é composta de cinco posições, as quis foram registradas pelo dançarino, compositor e coreógrafo na corte, o francês Pierre Beauchamp, as quais são conhecidas como: primeira posição, segunda posição, terceira posição, quarta posição e quinta posição.

O vestuário ocupa um papel fundamental na dança clássica. Os bailarinos usam roupa aderente ao corpo de modo a que os seus movimentos possam ser apreciados com maior facilidade. As bailarinas usam uma saia conhecida como "tutu", já os homens utilizam um collant. Calçam sapatilhas de dança com sola flexível e pontas dotadas de protecções, permitindo que a bailarina possa sustentar todo o peso do corpo com a ponta dos pés.

No entanto, esta prática é arriscada, pois é necessário uma grande força nas pernas e pode causar lesões ou fracturas, para além das dores causadas nos dedos dos pés.

A dança clássica é tão importante para a história da dança em geral que ela serviu como base para muitos outros estilos de dança como: o jazz, o hip hop, a dança moderna e contemporânea e até mesmo para o sapateado e a dança oriental também.

A palavra em francês "ballet" (balé), que também é usada para se referir a dança clássica, teve origem no termo em latim "balletto" que é um diminutivo para "balleto" (dança).

Separação silábica de dança clássica

O termo Dança clássica possui 13 letras e tem 5 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • dan
  • ça
  • clás
  • si
  • ca

Separação silábica da palavra Dança clássica: Dan-ça-clás-si-ca

Como pronunciar dança clássica

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Dança clássica.



Porquinho Mascote do site
Dicionários