Defina Batucada: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina batucada? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra batucada, e também o que é batucada.

Imagem representando Batucada

A ideia da batucada refere-se a uma música afro-brasileira que se caracteriza pelo uso de instrumentos de percussão. Também se chama de batucada à dança que se desenvolve a partir dessa música e do grupo de indivíduos que a executam.

As origens das batucadas são encontradas no continente africano. Na antiguidade, era comum as pessoas se reunirem em torno dos tambores para dançar e cantar. Ao longo dos anos, essas tradições alcançaram outros países com raízes culturais africanas, como o Brasil.

As batucadas costumam se formar na via pública. É comum que, em algumas regiões, as pessoas se juntem com tambores e outros instrumentos de percussão para gerar música e dançar ao seu próprio ritmo. Mesmo muitas vezes as batucadas são organizadas como uma forma de protesto já que o som dos instrumentos atrai a atenção.

É importante mencionar que, além do papel social ou cultural das batucadas, elas não costumam associar-se a rituais. É principalmente um encontro de percussionistas que fazem música juntos e que são seguidos por pessoas que dançam no seu próprio ritmo.

Além de tambores, as batucadas incluem geralmente assobios, timbales e outros instrumentos. Seu estilo musical lembra o estilo do samba, embora ele também possa exibir outras influências.

Em alguns aspectos, as batucadas são semelhantes às murgas, outro gênero de música popular baseado no uso de instrumentos de percussão, embora isso muitas vezes inclua coros e até apresentações teatrais.

Separação silábica de batucada

O termo Batucada possui 8 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • ba
  • tu
  • ca
  • da

Separação silábica da palavra Batucada: Ba-tu-ca-da

Como pronunciar batucada

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Batucada.



Porquinho Mascote do site
Dicionários