Defina Bissexto: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina bissexto? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra bissexto, e também o que é bissexto.

Imagem representando Bissexto

Bissexto é um termo derivado da palavra latina "bisextus". O conceito é usado para se referir ao ano bissexto: aquele ano que tem 366 dias; isto é, um dia adicional em relação aos anos comuns. Este dia extra é adicionado ao mês de fevereiro, que nesses casos tem 29 dias em vez de 28.

Deve ser lembrado que um ano é um período de tempo que tem uma extensão de doze meses. De acordo com o calendário gregoriano, cada ano começa em 1 de janeiro e termina em 31 de dezembro. Depois do mês de janeiro vem fevereiro e depois os meses de março, abril, maio, junho, julho, agosto, setembro, outubro e novembro, até chegar finalmente em dezembro.

Estes doze meses costumam totalizar 365 dias, que é o número de dias por ano. Os anos bissextos são casos particulares: fevereiro, que geralmente tem 28 dias, passa a ter 29. Assim, os anos bissextos totalizam 366 dias.

Por que é adicionado um dia ao ano bissexto? A explicação está na diferença entre o ano civil e o ano trópico (como é conhecido o tempo que o planeta Terra demora a completar sua órbita ao redor do sol). A duração do ano trópico é de 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 45 segundos. A diferença entre esta duração e os 365 dias do ano civil é superada adicionando, a cada quatro anos, um dia ao ano civil (que é igual ao tempo não contabilizado do ano tropical). É por isso que a cada quatro anos há um ano bissexto: 2016, 2020 e 2024, por exemplo, são anos bissextos.

Separação silábica de bissexto

O termo Bissexto possui 8 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • bis
  • sex
  • to

Separação silábica da palavra Bissexto: Bis-sex-to

Como pronunciar bissexto

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Bissexto.



Porquinho Mascote do site
Dicionários