Defina Biótico: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina biótico? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra biótico, e também o que é biótico.

Imagem representando Biótico

Biótico refere-se àquilo que é característico dos seres vivos ou que está vinculado a estes. Também é aquilo pertencente ou relativo à biota (o conjunto da flora e da fauna numa determinada região).

Abiótico, por sua vez, refere-se ao meio no qual não há vida. É antônimo de biótico, já que nomeia aquilo que não faz parte ou que não resulta dos seres vivos.

Os fatores bióticos de um ecossistema são a flora e a fauna. Incluem todos os seres/organismos vivos, sejam eles animais, plantas, bactérias, etc., os produtos dos mesmos. Os fatores abióticos, em contrapartida, surgem pela influência dos componentes físicos e químicos do meio (a água, o sol, o solo, o ar).

Por exemplo: os cavalos (biótico), as vacas (biótico) e as ovelhas (biótico) convivem num mesmo ecossistema (podendo ser o campo). Para sobreviverem, necessitam de vários fatores abióticos, como o ar e a água.

Há dois tipos de componentes bióticos no ecossistema e são eles: os organismos produtores (autótrofos), os quais constituem a base da cadeira alimentar e produzem seu próprio alimento, e os heterótrofos que podem se dividir em decompositores (alimentam-se da matéria orgânica de seres mortos) e os decompositores (organismos que se alimentam da matéria orgânica de outros organismos para sobreviverem).

Há ainda fatores como ações de agentes patógenos e resultados de atividades humanas também classificam-se como fatores bióticos que causam influencia no ecossistema, já que ambos podem causar modificações no meio ambiente através de atividades realizadas por organismos vivos.

Em suma, o meio biótico compreende animais, alimentos e plantas e também as relações entre esses seres e deles com o meio ambiente biótico em si. Assim como, para sobreviver, o homem depende do alimento, há a necessidade também de estabelecer relações com outros seres vivos para isso. A exemplo disso podemos citar as bactérias que vivem no intestino do ser humano, as quais atuam na digestão e ainda ajudam a proteger o intestino.

As relações ecológicas do meio ambiente podem tanto ocorrer entre organismos da mesma espécie (conhecidas como "intraespecíficas) ou entre organismos de espécies diferentes (conhecidas como relações "interespecíficas").

Existem também outros tipos de relações que são as harmônicas e as desarmônicos. Como os nomes já sugerem, as relações harmônicas tratam-se de uma relação que resulta em benefícios para ambas as espécies envolvidas ou somente uma delas, enquanto que a segunda é caracterizada pelo prejuízo causado para ambas ou somente uma delas.

Cabe destacar ainda sobre os elementos probióticos, que são certos preparados que se incorporam nos processos produtivos de lacticínios, enchidos e outros alimentos para melhorar a sua qualidade e incrementar as suas propriedades. Os agregados probióticos contêm bactérias benéficas.

Por fim, podemos mencionar que o campo biótico é um campo eletrodinâmico que se encontra associado às biomembranas das células procariotas e às biomembranas das mitocôndrias e dos cloroplastas das células eucarióticas. Este campo surge pelos efeitos das flutuações do campo electromagnético sobre os fotões, electrões e protões, mediante moléculas especializadas.

Separação silábica de biótico

O termo Biótico possui 7 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • bió
  • ti
  • co

Separação silábica da palavra Biótico: Bió-ti-co

Como pronunciar biótico

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Biótico.



Porquinho Mascote do site
Dicionários