Defina Balido: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina balido? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra balido, e também o que é balido.

Imagem representando Balido

O balido é o som emitido por vários animais, como ovelhas, cordeiros, veados e cabras. A ação do balido é conhecida como balir.

Por exemplo: "O balido das ovelhas assustou a menina, que correu para se esconder entre as pernas de sua mãe", "Você já ouviu aqueles balidos? Eu acho que há veados próximos", "Os balidos dos bodes, o grasnar dos gansos e o mugido das vacas musicalizaram nossa tarde de campo".

É importante notar que o balido, a voz dessas espécies animais, é escrito com B. Por outro lado, o termo que se refere a uma conjugação do verbo valer é valido, com V. Balido e valido são então termos homófonos (soam iguais entre si, embora sejam escritos de forma diferente e tenham significados diferentes).

"O juiz decidiu que o triplo não tinha valido, uma que o lançamento foi feito fora do horário regulamentar" é uma expressão que usa o conceito de valido. No caso de válido, com um acento em A, também é escrito com V: "O juiz decidiu que o triplo não era válido, uma vez que o lançamento foi feito fora do tempo regulamentar".

Portanto, devemos ter em mente que, quando queremos nos referir ao som que um animal emite, um balido deve sempre ser escrito com B. Por outro lado, o resto das palavras que soam como essa palavra, mas que aludem a outras questões, são escritas com V. Contudo, se tiver alguma dúvida, é melhor ir a um dicionário para garantir a escrita correta.

Separação silábica de balido

O termo Balido possui 6 letras e tem 3 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • ba
  • li
  • do

Separação silábica da palavra Balido: Ba-li-do

Como pronunciar balido

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Balido.



Porquinho Mascote do site
Dicionários