Defina Aplicação: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina aplicação? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra aplicação, e também o que é aplicação.

Imagem representando Aplicação

Aplicação é um termo que provém do vocábulo latim applicat?o e que faz referência à ação e ao efeito de aplicar ou de se aplicar (pôr uma coisa em cima de outra, utilizar, empregar ou executar algo, atribuir).

Exemplos: "Preciso de uma nova aplicação da vacina antes de partir para a África", "A aplicação será por via intravenosa para acelerar os tempos", "O que é interessante nesta faca é que tem várias aplicações: pode ser usada para cortar queijos macios, para descascar a fruta ou para tirar as espinhas do peixe".

A noção de aplicação também é usada para fazer referência à assiduidade e à dedicação com que se realiza algo. Esta utilização do conceito é frequente no âmbito do estudo, onde o aluno aplicado é aquele que cumpre com as suas obrigações e obedece às ordens do docente: "Se continuares a demonstrar essa mesma aplicação, serás eleito aluno exemplar da escola".

Aplicação também é um termo bastante usado no meio financeiro, nesse caso o termo empregado é "aplicação financeira", o qual descreve os investimentos que uma pessoa ou empresa realiza.

Em suma, uma aplicação financeira é quando se compra um ativo e se espera que, com o tempo, ele ganhe valor, podendo depois vender por um valor mais alto. As aplicações financeiras existem com diferentes rentabilidades, vencimentos, liquidez, etc.

Cabe dizer que as aplicações financeiras podem tanto ser mais seguras como as chamadas de aplicações de renda fixa (que oferecem um rendimento menor), como as com maior risco (a exemplo disso temos os investimentos na Bolsa de Valores) que oferecem maior rendimento.

No Brasil algumas das aplicações financeiras mais conhecidas são: Tesouro Direto, fundos de investimento, CDBs (certificados de depósito bancários), LCI, LCA, entre outras.

Uma aplicação informática é um tipo de software que permite que o utilizador realize um ou vários tipos de trabalho. Os processadores de texto e as folhas de cálculo são exemplos de aplicações informáticas, ao passo que os sistemas operativos ou os programas utilitários (que cumprem tarefas de manutenção) não fazem parte destes programas.

As aplicações podem ser desenvolvidas à medida (para satisfazer as necessidades específicas do utilizador) ou fazer parte de um pacote integrado (como é o caso do Microsoft Office).

Existem também as aplicações que são programas feitos para aparelhos móveis, só que o termo mais utilizado nesse caso é "aplicativos".

No âmbito da matemática, por último, uma aplicação é uma operação através da qual se faz corresponder, a cada elemento de um conjunto, um único elemento de outro conjunto.

Aplicação pode ainda ser um termo a surgir quando se está falando de aplicar o que fora estudado, por exemplo: "agora faremos a aplicação do que fora estudado nesse primeiro exercício" ou ainda "agora que vimos seu conceito, iremos fazer a aplicação dos "porquês" em diferentes contextos.

Por fim, aplicação pode ainda descrever os adornos que são colocados em roupas, por exemplo: "aplicação de strass em tecido", "aplicação de fita" ou ainda "aplicação de tecido" (uma técnica de artesanato mais conhecida por se fazer a aplicação de moldes com desenho sobre determinados tipos de tecidos como o algodão).

Separação silábica de aplicação

O termo Aplicação possui 9 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • a
  • pli
  • ca
  • ção

Separação silábica da palavra Aplicação: A-pli-ca-ção

Como pronunciar aplicação

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Aplicação.



Porquinho Mascote do site
Dicionários