Defina Aceleração tangencial: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina aceleração tangencial? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra aceleração tangencial, e também o que é aceleração tangencial.

Imagem representando Aceleração tangencial

A palavra aceleração refere-se à ação e ao efeito de acelerar. Este verbo, por sua vez, prende-se com o facto de aumentar a velocidade. Por isso, é importante distinguir a velocidade (que mostra a mudança de posição de um corpo relativamente ao tempo) da aceleração (que indica de que forma muda essa velocidade).

Por outro lado, a aceleração é uma grandeza vectorial que permite expressar o aumento de velocidade numa unidade de tempo. De acordo com o Sistema Internacional, a referida unidade é o metro por segundo ao quadrado (m/s²).

Relativamente à aceleração tangencial, trata-se da grandeza que vincula a variação da rapidez num determinado intervalo de tempo. Por exemplo, no caso de um automóvel, a aceleração tangencial depende da forma como o condutor carrega no acelerador. Assim sendo, a aceleração tangencial é aquela que aumenta ou diminui a velocidade à qual o veículo se desloca.

A aceleração tangencial diferencia-se da aceleração normal, que envolve outra componente perpendicular na qual se pode descompor o vector aceleração. A aceleração normal é aquela que reflete a variação/mudança produzida na direção da velocidade num determinado intervalo de tempo.

Retomando o exemplo do carro, a aceleração normal ocorre quando o condutor decide virar o volante e mudar a direção do veículo.

Posto isto, constata-se que uma aceleração pode ter diferentes direções, as quais podem ser dirigidas no mesmo sentido que a velocidade (quando o automóvel está em andamento) ou em sentido contrário (quando o automóvel está a travar).

A aceleração tangencial surge no estudo da aceleração vetorial, onde a variação da aceleração vetorial costuma variar em direção e também em módulo. Quando é chegado num determinado ponto da trajetória, então a aceleração vetorial pode se dividir em aceleração tangencial e aceleração centrípeta, sendo, então, duas acelerações integrantes.

Enquanto a aceleração tangencial possui relação com a variação do módulo do vetor velocidade, a aceleração centrípeta possui relação com a variação da direção (referente ao vetor velocidade). Cabe dizer aqui que essa aceleração centrípeta é a mesma aceleração normal que mencionamos (também chamada de aceleração central).

Um outro exemplo aqui seria no caso de termos um movimento onde a trajetória descreva um círculo, assim, o vetor aceleração poderia apresentar uma componente na direção tangente à (aceleração tangencial) e outra que é perpendicular à aceleração tangencial, a qual se dirige mais para o centro do círculo, essa seria a aceleração normal ou centrípeta.

Assim, podemos resumir a aceleração tangencial como possuindo as seguintes características: ela faz a medição da velocidade com a qual varia o módulo vetor velocidade, o seu módulo é semelhante ao do módulo da aceleração escalar, a direção dela será sempre tangente à sua trajetória e nos movimentos uniformes, torna-se nulo o módulo do vetor aceleração tangencial.

É ainda importante dizer que a aceleração tangencial pode mudar de sentido de acordo com a velocidade do movimento. No caso de um movimento mais leto, então o sentido acaba sendo contrário ao vetor velocidade, já se o movimento for acelerado, então o sentido será o mesmo do vetor velocidade.

Separação silábica de aceleração tangencial

O termo Aceleração tangencial possui 20 letras e tem 9 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • a
  • ce
  • le
  • ra
  • ção
  • tan
  • gen
  • ci
  • al

Separação silábica da palavra Aceleração tangencial: A-ce-le-ra-ção-tan-gen-ci-al

Como pronunciar aceleração tangencial

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Aceleração tangencial.



Porquinho Mascote do site
Dicionários