Defina Absenteísmo: O que é? Conceito e Significado da Palavra

Você quer que eu defina absenteísmo? Seu desejo é uma ordem! O definista vai te mostrar logo abaixo definição, o conceito e o significado da palavra absenteísmo, e também o que é absenteísmo.

Imagem representando Absenteísmo

O termo absenteísmo é aceito pelo Dicionário da Michaelis como sinônimo de absentismo. O conceito refere-se ao não comparecimento de uma pessoa ao local onde ela deve cumprir uma obrigação ou desempenhar uma função.

O absenteísmo aparece em diferentes contextos. No âmbito laboral, a ideia refere-se ao incumprimento da obrigação de um trabalhador em comparecer ao local em que desempenha suas tarefas habituais. O absenteísmo laboral, por outras palavras, implica que o trabalhador não vai trabalhar.

Pode-se dizer que o absenteísmo laboral representa uma violação das obrigações estabelecidas no contrato de trabalho. Para uma empresa, o fato de um funcionário não ir trabalhar gera uma inconveniência organizacional e também pode causar uma despesa adicional.

O absenteísmo pode ser justificado e previsível (quando o trabalhador notifica a empresa que devido a doença ou outras razões de força maior, ele/ela não pode ir trabalhar por um certo período de tempo) ou não ter justificativa e ser imprevisível (se o trabalhador faltar ao trabalho sem aviso prévio). Fala-se também de absenteísmo presencial quando o empregado está presente em seu local de trabalho, mas não cumpre as tarefas atribuídas.

Nas escolas, há o absenteísmo escolar: a ausência de um aluno na escola. Quando as falhas são repetidas frequentemente, o absenteísmo se torna um problema social e educacional.

É importante ter em mente que o absenteísmo escolar significa que um aluno não pode completar sua formação acadêmica normalmente. É por isso que as autoridades educativas tentam combater esse fenômeno.

Separação silábica de absenteísmo

O termo Absenteísmo possui 11 letras e tem 4 sílabas que estão separadas da seguinte forma:

  • ab
  • sen
  • teís
  • mo

Separação silábica da palavra Absenteísmo: Ab-sen-teís-mo

Como pronunciar absenteísmo

Clique no botão abaixo para ouvir um áudio te ensinando a pronunciar correntamente o termo Absenteísmo.



Porquinho Mascote do site
Dicionários